Modalidade de Avaliação de Projetos, Programas ou Ações Sociais



Para avaliar projetos e programas sociais, a Comunicarte utiliza as diretrizes do Sistema de Aferição de Resultados e Impacto Social (SARIS), tecnologia social desenvolvida pela própria Comunicarte, que contempla as três principais modalidades de avaliação de projetos, programas ou ações sociais: processual, de resultados e de impacto.

Avaliação PROCESSUAL 
Esta modalidade de avaliação deve ser realizada ao longo de todo o processo de execução do projeto, desde a etapa de diagnóstico e planejamento até o término das atividades. Supõe uma seqüência dinâmica em seus diversos momentos, propiciando um feedback corretivo permanente. Sua principal função é alimentar o sistema, de modo que se possa identificar os pontos fortes e fracos das atividades e materiais, além de fornecer informações que orientem as decisões no sentido de manter ou reformular o plano de ação, antes de se passar para a próxima fase. Em geral, fornece informações de natureza quantitativa, como por exemplo: a quantidade de materiais educativos distribuídos e o número de palestras realizadas, bem como as audiências estimadas em ambos os casos; número de líderes informados, sensibilizados, motivados ou, ainda, mobilizados; número e características dos usuários das atividades; número de atividades, produtos e serviços sociais disponíveis; uso dos recursos disponíveis; cumprimento do cronograma de atividades; tempo utilizado em veículos de comunicação para divulgação dos projetos e respectivas audiências; solicitações de materiais, por parte de pessoas ou organizações; número de reuniões com públicos-alvo realizadas e número de participantes; aumentos nos dados de atendimento dos serviços sociais; aumento no número de pessoas ocupando positivamente o tempo livre. A avaliação processual também é chamada monitoramento.


Questões-chave:O projeto vem se desenvolvendo a contento? Suas atividades principais estão em dia com o cronograma preestabelecido? São eficientes as estratégias e metodologias empregadas? Os procedimentos cotidianos tendem a facilitar o desenvolvimento das atividades? Há uma boa coordenação entre os diversos executores das atividades? Como se desenvolve este processo de coordenação?


Avaliação de RESULTADOS
A avaliação de resultados oferece informações de natureza quantitativa e qualitativa. É empregada, em geral, para a obtenção de dados descritivos sobre os benefícios gerados por um projeto social, ambiental ou cultural, ou seja, o produto das atividades desenvolvidas. Utilizando-se diferentes técnicas e instrumentos de avaliação (questionários, entrevistas em profundidade, grupos-focais, análise de relatórios e de registros estatísticos, etc.), levantam-se informações quanti-qualitativas, como por exemplo: o aumento do número de pessoas que procuram um serviço, após o seu anúncio em jornais ou emissora de rádio; aumento do número de jovens informados a respeito dos cursos de capacitação profissional em desenvolvimento; maior consciência frente à preservação do meio ambiente; redução do número de crianças, adolescentes e jovens expostos a fatores de risco pessoal; percentual do público-alvo que adotou novas condutas em relação ao uso do tempo; modificações nas políticas locais; implantação ou reforço de ações voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais; redução do número de crianças trabalhando no comércio ou na indústria local; aumento do número de mulheres participantes da gestão dos recursos naturais; etc. Dadas as dificuldades para se aferir os impactos dos projetos desenvolvidos no Terceiro Setor, esta modalidade de avaliação é a mais empregada para demonstrar o sucesso das iniciativas desenvolvidas por ONGs e institutos empresariais.

Questões-chave:Os objetivos específicos vêm sendo alcançados? As metas quantitativas e qualitativas preestabelecidas vêm sendo cumpridas? Quais são os principais benefícios proporcionados aos públicos-alvo?



Avaliação de IMPACTO 
Esta é a mais abrangente e integral modalidade de avaliação de projetos socioambientais. Contudo, a sua aplicação nos programas e projetos executados no Terceiro Setor brasileiro é muito rara, devido a fatores diversos. Em geral, esse tipo de avaliação requer estudos e análises prolongadas. Isso exige que as organizações assumam e cumpram compromissos de longo prazo, o que poderá implicar custos relativamente elevados. A avaliação de impacto também pode requerer o emprego de outras estratégias e metodologias que não as comumente utilizadas no projeto. Além disso, muitas vezes, os resultados obtidos não podem ser diretamente relacionados aos efeitos de uma ação ou projeto, em virtude de outros fatores socioculturais que atuam sobre a audiência selecionada. De qualquer modo, observação participante, entrevistas com questionários, grupos focais, entrevistas em profundidade e estudos de caso são as principais técnicas empregadas na avaliação de impacto social, cujos resultados podem incluir: redução sustentável da exploração sexual em rodovias; aumento sustentado do número de pessoas trabalhando ou estudando na comunidade; aumento da renda familiar; geração de uma cultura de participação comunitária na gestão dos recursos naturais ou na preservação dos equipamentos sociais do bairro; implantação de serviços públicos; institucionalização de novas políticas públicas e similares. No caso de a Unimed-Rio optar por um planejamento de médio ou longo prazo, será viabilizado um sistema de avaliação de impacto social de seus projetos – o que se recomenda enfaticamente.

Questões-chave:
O projeto gerou alguma mudança nas atitudes, nos comportamentos e/ou nas práticas cotidianas dos seus públicos-alvo? Quais são os níveis de sustentabilidade dessas mudanças? Os benefícios proporcionados aos públicos-alvo tendem a se sustentar no tempo ou ao longo da vida dos beneficiários? O projeto desenvolve ações especificamente voltadas ao empoderamento dos beneficiários?

Está interessado em avaliar seu projeto? Veja também:

Sistema 3E - Base Metodológica & Concepção
https://blogdacomunicarte.blogspot.com.br/2017/06/sistema-3e-base-metodologica-concepcao_16.html


Gestão, Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais

https://blogdacomunicarte.blogspot.com.br/2017/06/gestao-monitoramento-e-avaliacao-de.html

Sistema 3E - assista o vídeohttps://youtu.be/9erCZyczha8

Ou entre em contato conosco: comunicarte@comunicarte.com.br

COMUNICARTE
JUN/2017

Postagens mais visitadas deste blog

CONCEITO E EVOLUÇÃO DO MARKETING SOCIAL

TECNOLOGIA SOCIAL: O QUE É?

A produção cultural e a responsabilidade social corporativa

A importância do merchandising social

Existe morte... depois da morte.

NEM BENEMERÊNCIA NEM LIBERALISMO: O SOCIAL EM UM NOVO ENFOQUE

3E Sistema de Informação Gerencial Socioambiental

ÉPOCA DE MUDANÇA OU MUDANÇA DE ÉPOCA?