Gestão, Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais

Mais do que falta de recursos, as atividades sociais, ambientais e culturais carecem de um sistema gerencial efetivo, que permita conhecer de forma rápida e com bases científicas o Processo, os Resultados e os Impactos das ações executadas.
Como os projetos se desenvolvem e de que maneira poder-se-á melhorar continuamente as metodologias empregadas? Como mensurar se os objetivos e metas estão sendo cumpridos? Que procedimentos se pode introduzir durante a execução dos projetos de forma a aumentar seus resultados? Quais as transformações sociais decorrentes dos projetos e qual sua capacidade de sustentabilidade, após o apoio da Empresa? Estas questões, essenciais para o processo de gerenciamento e tomada de decisões estratégicas orientaram a elaboração deste Sistema de Informação Gerencial (SIG) de Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais e Ambientais.
Atualmente há uma grande quantidade de indicadores disponíveis para relato, acompanhamento e avaliação de projetos sociais. São reconhecidos no mercado, muitos deles globalmente, demandam tempo e conhecimento especializado para completo preenchimento e possuem objetivos diversos: relatar em padrões aceitos globalmente os investimento realizados; divulgar os projetos apoiados às partes interessadas; prestar contas aos patrocinadores; permitir comparação, seleção e exclusão de projetos da carteira de investimentos; dentre outros.
O Sistema Gerencial 3E surge como um Sistema de Informação Gerencial de demonstração dos resultados e retornos dos investimentos sociais e representa notável avanço no processo de gestão, monitoramento e avaliação dos projetos socioambientais. Embora sejam trabalhados dados e informações de atividades já concluídas, ou ainda em andamento quando os projetos são contínuos, este processo de avaliação nem de longe pode ser considerado como voltado para ao passado. Ao contrário, ele se volta para o futuro, imediato ou mediato, na medida que permite identificar eventuais falhas quanto às metodologias, às estratégias e procedimentos empregados, assim como às possíveis lacunas existentes nas diferente etapas de planejamento, execução e coordenação das atividades.
O processo proposto não se destina a julgar o projeto, seus executores ou gestores; e sim, a subsidiar tomadas de decisões precisas sobre seus métodos, estratégias e procedimentos a fim de torná-lo mais eficaz, eficiente e efetivo em suas atividades e atender satisfatoriamente as necessidades, demandas e expectativas dos seus públicos-alvo e/ou beneficiário. Este é, sem dúvida alguma, um dos mais importantes diferenciais do Sistema Gerencial 3E de Gestão, Monitoramento e Avaliação Socioambiental

O Sistema está disponível em plataforma online, tem foco gerencial e visa fornecer dados sucintos sobre os investimentos socioambientais para subsidiar as tomadas de decisões a fim de elevar os níveis de eficiência, eficácia e efetividade dos projetos. Os resultados são gerados on time e relatórios trimestrais e consolidados podem ser baixados a qualquer momento, a partir do preenchimento do formulário.

Quer conhecer o SIstema 3E de Gestão, Monitoramento e Avaliação de Projetos Socioambientais?Visite a página do Sistema 3E: http://www.comunicarte.com.br/sistema3E
Assista o vídeo do Sistema no nosso canal do You Tube: https://youtu.be/9erCZyczha8
Ou entre em contato conosco: 3e@comunicarte.com.br



COMUNICARTE
JUN/2017

Postagens mais visitadas deste blog

CONCEITO E EVOLUÇÃO DO MARKETING SOCIAL

TECNOLOGIA SOCIAL: O QUE É?

A produção cultural e a responsabilidade social corporativa

A importância do merchandising social

Existe morte... depois da morte.

NEM BENEMERÊNCIA NEM LIBERALISMO: O SOCIAL EM UM NOVO ENFOQUE

3E Sistema de Informação Gerencial Socioambiental

ÉPOCA DE MUDANÇA OU MUDANÇA DE ÉPOCA?